quinta-feira, março 2

270. Faz-de-conta republicano

Que bons ventos varram a Monarquia de vez, mas temos de admitir que, pelo menos eles não mentem como os nossos Republicanos de plantão:
«”Doravante teremos todos outro laço de fita, verde e amarelo. Serão as cores nacionais”. O amarelo representa a Casa de Habsburgo (Dona Leopoldina) e o verde representa a Casa de Bragança (Dom Pedro I).» (extraído do sítio da Casa Imperial Brasileira).
Não vejo nenhuma referência às nossas matas – que o fogo queimou – nem ao nosso ouro – que Portugal levou – como teimam em nos ensinar na escola. Era mais honesto dizer que até hoje, cento e quinze anos depois da Proclamação da República – proclamada por quem? e para quem? – continuamos a usar a cor de duas casas reais européias; continuamos a ser cordialmente monarquistas. Isso mostra nossa relutância em acabar com certas corjas que se comportam tal-qual – senão pior – que famílias reais.

Não há Bilac que salve o nosso pavilhão da Justiça e do amor.

5 Comentários:

Blogger Camila Rodrigues disse...

não é à toa que eu fiquei com medo de você, desde ontem... (risos)
Caro príncipe, não diga coisas assim tão ... cruelmente reais,à luz do dia e na semana do carnaval(risos).
Abraço
Camila - a historiadora?

quinta-feira, março 02, 2006 2:42:00 da tarde  
Blogger Sérgio disse...

Medo de mim? Oras, mas é a verdade... rs.

sábado, março 04, 2006 1:13:00 da tarde  
Blogger flogisto_calavera disse...

como anarquista eu só posso aceitar a monarquia como sistema de poder. recuso-me a ter como antagonistas um bando de burocratas vestidos de ternos cinzas...

sábado, março 04, 2006 8:35:00 da tarde  
Anonymous Anónimo disse...

eu voto em dom sebatião.
pra qualquer coisa.

domingo, março 05, 2006 1:32:00 da tarde  
Blogger Mónica disse...

porque não amor com a maísculo? tal como justiça...

domingo, março 05, 2006 2:15:00 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home