265. Conselhos para pais
Agora… recebemos um tema que é motivo de muitas consultas, por parte das mães… os pais; digo, e os pais: as perguntas das crianças. Principalmente aquelas um pouco delicadas, por exemplo, a famosa «como nascem os bebês».
Às crianças sempre se deve dizer a verdade; e evidentemente algumas vezes elas podem não entender. Então, há maneiras mais pedagógicas de explicar, pode-se dizer, por exemplo «Vê, fulaninho, como mamã e papá se querem muito, papá presenteou-a com uma sementinha, e essa sementinha germinou, cresceu e depois de nove meses se transformou num formoso repolho onde te deixou a cegonha que te trouxe de Paris».
Às crianças sempre deve se dizer a verdade. Às crianças, não se deve assustá-las com monstros ogros e temíveis personagens imaginários… é melhor lançar mão de coisas mais reais: o lobo, uma aranha, uma boa víbora… parece inacreditável que haja mães, hoje em dia, em pelo século deze… deze… vinte! que digam aos seus filhos coisas, como por exemplo: «Escuta, sicraninho! Se não tomar toda a sopa, chamo o homem-do-saco!». Lamentável…! E pode ser que tampouco o homem-do-saco queira tomar a sopa…
Às crianças sempre se deve dizer a verdade. Se deve explicar-lhes as coisas, para que entendam os motivos, as razões; e depois, às crianças, principalmente os menores, são seres pensantes, e logo podemos dizer que são seres humanos. E por isso se deve explicar-lhes as coisas com paciência, com carinho, por exemplo, o típico caso: «Beltraninho… já é meia-noite, querido, está um pouquinho tarde, e nós temos de acordar cedo, e você tem de acordar cedo… e amanhã temos de levantar cedo para trabalhar… entende o que te estou explicando?… quer dizer, querido, se agora você não for dormir… eu te arrebento…».
Às crianças sempre se deve dizer a verdade.
2 Comentários:
:-) te rebento pois com essa pedagogia, espertinho!
:-))
Batendo o pé suavemente, e tamborilando com os dedinhos nos ombrinhos das criancinhas... minhauuu
Enviar um comentário
<< Home