terça-feira, março 22

Papel e caneta na mão

Alguns lêem no banheiro. Outros escrevem. Outros ainda fazem ambas as coisas. Mas nesse caso, não me colocarei a falar de quem faz o que aonde, mas sim, das anotações a esmo que fazemos, quase todo mundo as faz. Num tempo não muito remoto, eu tinha uma agenda, de papel; acabou sendo substituída por uma politicamente-correcta (faço questão do hífen) e ecológica agenda electrônica, presente de mamãe. «Puxa, mas não tem espaço pra escrever…», mas a minha egrégia genitora rebateu, que eu pensasse nas árvores que deixariam de ser mortas se fosse supressa a produção de agendas de papel. Esse é um exemplo do que costumo chamar de bom-mocismo (com todas as acepções negativas que caibam). Visto que eu usava muito a agenda para anotações diversas, tive de adotar cadernetas; mas não me adapto a elas. Dentro da minha bolsa há três cadernetas; e não pensades que cada uma tem determinado tipo de anotação – que a coloridinha tenha anotações sobre rótulos de conservas e a cinza tenha anotações esporádicas e aleatórias sobre cultura ucraniana; não todos os assuntos pertencem às três. Quando preciso ir atrás de determinada anotação, sou obrigado a folhear exaustivamente todas as três. Não raro, não encontro a anotação desejada em nenhuma das três; aí é certo que anotei nos papéis avulsos da minha pasta azul, em alguma folha do fichário ou no verso de algum texto fotocopiado.
Isso quando vou atrás das anotações que faço. Quase nunca o faço; minhas anotações – extensas e volumosas, que se juntassem-nas em volumes, o calhamaço talvez fosse maior que a Britannica. Volumosas, completas, detalhadas, porém inúteis. Não as consulto; somente faço tal quando passa o Halley ou tem eclipse solar; o pior é, quem já me acompanhou a palestras e eventos correlatos, sabe que ando sempre com papel e caneta. Talvez seja um tipo de compulsão. Com anotações de ofício é a mesma coisa, desd’os tempos de telecomunicações, eu tinha cadernos de operação de CAD e cadernos de campo, com anotações detalhadas de como isso e aquilo e também aqueloutro funcionam. Fazia-os com esmero, de preferência com canetas hidrográficas e com caligrafia de copista. Abria os cadernos para anota-las; e nada mais. No Banco idem, só que aí o caso era um pouco diverso, como a música de trilha sonora é o waltzer mais frenético e descompassado – talvez jamais tenha sido composto – que podedes imaginar, não dava tempo para ler nada e as informações marteladas pelo martelo do acerto na bigorna do erro.Mas mesmo assim as conservo em casa, blocos, cadernos; decímetros e decímetros cúbicos de conhecimento que não será mais útil para ninguém. Mas, é emocional, não me posso livrar delas. São como se fossem bichinhos de estimação, e às vezes, folheando-as ao acaso, mordem ou abanam o rabo tal qual.
p. s.: peço que não atentades com as segundas pessoas do plural terminadas à galega. Resolvi deixar do jeito qu'eu havia escrito.

2 Comentários:

Blogger Unknown disse...

meus escritos ficam registrados geralmente em cadernos aleatórios de anos escolares anteriores... gosto porque quando vou procurar uma informação técnica para algum trabalho, encontro entre folhas os sonhos que eu tinha na época, me recordo e geralmente depois rasgo e jogo fora. não tenho tanto apego a eles...

quinta-feira, março 24, 2005 1:47:00 da tarde  
Blogger Jeferson Ferreira disse...

Vem cá... vc não trabalha não? Hein? Rsrsrsrsrsrs... Ótimo recurso, tb utilizado po Ligia Fagundes Telles e Rubem Fonseca...

quinta-feira, março 24, 2005 2:17:00 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home