sexta-feira, outubro 28

208. Novidades

A Fonoteca Venarda, pela sua Coleção Ibérica, divulga mais um nome da música portuguesa de peso: Sérgio Godinho. Junto com Zeca Afonso e aïnda os espanhóis Joan Manuel Serrat e Lluís Llach, são a geração de músicos da época das reviravoltas políticas da península. Vai abaixo uma amostra do bom humor e dos temas de Godinho.

Quatro quadras soltas
(álbum Campolide, 1979)

Eu vi quatro quadras soltas
à solta lá numa herdade;
amarrei-as com uma corda
e carreguei-as prà cidade.

Cheguei com elas a um largo
e logo ao largo se puseram
foram ter com a família
e com os amigos que ainda o eram.

Viram fados, viram viras,
viram canções de revolta
e encontraram bons amigos,
em mais que uma quadra solta.

Uma viu um livro chamado
«Este livro que vos deixo»
e reviu velhas amizades
eram quadras do Aleixo.

[Adriano:]
O i o ai, há já menos quem se encolha,
o i o ai, muita gente fala e canta,
o i o ai, já se vai soltando a rolha,
que nos tapava a garganta!

Ora bem tinha marcado
encontro com as quadras soltas,
pois sim, fiquei pendurado
como um tolo ali às voltas.

Chegou uma e disse: «andei
a cumprimentar parentes»,
e eu aqui a enxotar moscas
vocês são mesmo indecentes.

Respondeu-me: «ó patrãozinho
desculpe lá esta seca
estive a beber um copito
com uma quadra do Zeca».

[e é o próprio sôr Zeca Afonso que vai cantar aqui]
O i o ai, disse-me um dia um careca
o i o ai, quando uma cobra tem sede
o i o ai, corta-lhe logo a cabeça
encosta-a bem à parede.

Das restantes quadras soltas,
não tinha sequer noticia
dirigi-me a uma esquadra
e descrevi-as a um policia.

Respondeu-me: «com efeito
nós temos aqui retida
uma quadra sem papeis
que encontramos na má vida.»

Diz que é uma quadra oral,
sem identificação,
que uma quadra popular,
não precisa de cartão.

Se diz que pertence ao povo,
o povo que venha cá
que eu quero ver a licença,
o registo e o alvará.

[Fausto:]
O i o, Quando se embebeda o pobre,
o i o ai, dizem olha o borrachão,
o i o ai, quando se emborracha o rico,
acham graça ao figurão.

Fui com a quadra popular,
à procura da restante
quando o policia de longe
disse: «venha aqui um instante,

temos aqui uma outra
não sei se você conhece
desrespeita a autoridade
e diz o que lhe apetece.

Tem uma rima forçada
e palavras estrangeiras
e semeia a confusão
entre as outras prisioneiras.

Se for sua leve-a já,
que é pior que erva daninha
olhe bem pra ela é sua?»
Olhei bem pra ela: é minha.

O i o ai, nós queremos é justiça,
o i o ai, e dinheiro para o bife
o i o ai e não esta coboiada
em que é tudo do sherife.

1 Comentários:

Anonymous Anónimo disse...

parece o brasil...

sábado, outubro 29, 2005 9:40:00 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home