quinta-feira, maio 19

Mondo cane (II)

1.

Meu chefe é absolutamente histérico, delirante e húngaro; povo geralmente taciturno e melancólico. Esse é um húngaro totalmente fora de qualquer especificação, fica nervoso e berra. Houve um tempo que as pessoas histéricas me assustavam, mas com o tempo, aprendi a encará-las como quem vê um espetáculo medíocre de circo interiorano; quando ele começa a urrar, simplesmente viro a minha cadeira na sua direção e respondo suas perguntas calma e placidamente, pausando e pesando cada palavras, enquanto ele berra, gesticula e usa de três a quatro onomatopéias numa frase curta. Continuo a mirá-lo como quem olha para um lago raso e conversa com as carpas; é quase certo que as carpas pensem mais que os chefes.

* * *

2.

— Você está atrasado de novo…

— Realmente. É o trânsito; a rua das Tílias estava simplesmente que não andava.

— Saia mais cedo de casa!

— Mais cedo?

— É, uma meia-hora mais cedo…

— Hum… (aproxima-se do supervisor e inspira o ar circunvizinho) Bem que eu desconfiava…

(o chefe põe-se a cheirar-se)

— Desconfiava do que?!

(calma e lentamente, com tom didático)

— O cheiro de água-de-colônia não vem da sua pele, mas sim da sua boca. Recomendo que pare de beber loção pós-barba, o barato é legal, eu sei, mas irrita a mucosa do estômago e é cientificamente provado que causa alucinações… como essa sugestão estapafúrdia que o senhor acabou de me dar… tem um grupo de pesquisa da Universidade Estatal que estuda esse tipo de vício; posso passar-lhe o telefone…

(os funcionários circunstantes observavam; o chefe estava quase roxo e amuado)

— Ha… he, he! Boa, hein! Ho, ho… até a hora do almoço… he, he.

(afasta-se; o funcionário começa a afastar-se também e a assoviar o final da Abertura 1812 e imita com perfeição o disparo dos canhões, cada um acompanhado de um gesto de «banana»).

* * *

veja ainda Mondo Cane (I).

1 Comentários:

Blogger Jeferson Ferreira disse...

ótimo... mas não só as carpas pensam mais q os chefes, praticamente todo animal invertebrado o faz!

sexta-feira, maio 20, 2005 9:15:00 da manhã  

Enviar um comentário

<< Home