sexta-feira, maio 13

A vingança do acaso

Depois de dias de graves instabilidades mentais, consegui novamente acertar o prumo; ontem, em pleno expediente, avisei a minha chefe e fui até a agência dos Correios, do outro lado da Praça e às três da tarde, dei de cara com uma magnífica tarde de outono, com sol, mas não tórrida; os canteiros estavam com vistosas flores fulvas e tudo recendia a paz; pensei comigo de trazer a minha mesa até a sombra da torre e trabalhar ali, sob a luz diáfana e límpida. Cantarolei Glinka; tudo estava bem, pus a carta na caixa de coleta e voltei ao escritório. À noite, ainda sob essa atmosfera, o ar era fresquíssimo e uma leve brisa agitava os salgueiros e esparrachei-me numa cadeira do café, de pronto, alguns amigos meus já estavam lá. Por bem da pátria e do estômago, resolvi-me de comer algo, uma porcariazinha, uma friturinha; no meio do caminho, uns poucos vinte metros, o caminho começou a alongar-se, alongar-se e de improviso tinha uma carreira de lajes de concreto de quilômetros não tinha fim, a mesa estava longitaníssima e outro tanto faltava para atingir o café; a grama fora substituída pela areia, era um deserto ao ocaso; a certo ponto, vi vultos, grandes vultos: eram carros de guerra egípcios e deles vinha um som: «danziam, fanciulle egizie, le mistiche carole!».

E, não! Estavam vindo na minha direção; como não tive coragem de retornar, saí do caminho, mas os carros, há uns quinhentos metros de distância, também desviaram-se; tropecei numa lembrança e fui de fuça no meio da areia. Quando me levantei, deparei-me com o saiote de linho branco de Aída; eis-me Radamés, enamorado e babão novamente.

3 Comentários:

Blogger Jeferson Ferreira disse...

huhumm... depois vc me conta... e outra, a vida só vale pelo romance, mesmo...

sexta-feira, maio 13, 2005 2:22:00 da tarde  
Blogger Érico disse...

A Aída de Verdi morre enterrada viva com o tal do Radamés. Acho tonto - morte de ópera demoooooora. Tipo os vilões dando tempo pro Bruce Lee se defender de um de cada vez, o tempo gestualizado.

sexta-feira, maio 13, 2005 11:50:00 da tarde  
Anonymous Anónimo disse...

...
que lindo.

domingo, maio 15, 2005 2:05:00 da manhã  

Enviar um comentário

<< Home