quarta-feira, outubro 5

Paulistânia

A ladeira General Carneiro, em algum ano antes de 1968.

I.
Manhã nublada. Pela milésima vez no ano, subo a General Carneiro, observo como de costume, o pontilhão da rua Boa Vista, o Tribunal de Alçada Cível e outros prédios já há muito familiares à minha vista. Galgo o pavimento de mosaico português branco intercalado com algum tipo de pedra de formação vulcânica – talvez Danilo, um amigo que cursa Geologia, possa elucidá-lo melhor; passadas rápidas, como sempre. Os ambulantes de ambos os lados e aïnda formando uma ilha no meio, dividindo a ladeira em duas passagens. Meias, discos evangélicos, música horríssona, toucas, biscoito de polvilho e tantas outras coisas. «Tapioca fresquinha!», como grita a mulher rechonchuda, só que de modo bem peculiar, como se fosse uma só palavra, com acento tônico sobre a primeira sílaba: tá-piocafresquinha. É quase impossível de falar, e também quase impossível de entender; só consegui reconhecer os sons depois de ter passado e escutado algumas vezes, aïnda não gravei a façanha fonética por mera distração, afinal, é para tal que servem os gravadores.
E como todo santo dia útil, subo a ladeira do caos; com a mão direita dentro do bolso da calça e a esquerda junto da alça da bolsa à tiracolo. Talvez eu cantarolasse algo a bocca chiusa, quase certo que fosse País petit ou El cant dels ocells; distraïdo, mirava os trólebus que graciosamente passavam pelo viaduto, para ganhar a Líbero Badaró, quando senti uma mão no meu antebraço, já quase junto do cotovelo; só que ando tão dopado de sono, que demorei alguns segundos para me virar e tomar ciência do que estava ocorrendo. No meio-tempo, a mão me apertava o braço aïnda mais e me puxava para baixo. Me passou na cabeça que era brincadeira de algum conhecido, que me encontrara ali, num lugar tão improvável; para minha surpresa, quando me virei, era uma moça, semi-curvada, como estivesse se esforçando. Aïnda segurando o meu braço, ergueu-se com um riso de susto. Aí sim, olhei-a aïnda ausente.
— Ai, ’cê me desculpa, he, he, é qu’eu virei o pé e por pouco não m’estatelo no chão. Essas calçadas, cada dia piores; eu virei o pé, enganchei o salto em algum buraco, você me desculpa, viu?
Tudo isso foi dito muito rapidamente e entre sorrisos, então, ela soltou meu braço e eu percebi o que tinha acontecido. Pràticamente não havíamos nem parado de andar, somente uma pequena redução de velocidade. Era uma moça bela, dentro dos padrões normais.
— Machucou? – perguntei voltando lentamente à realidade.
— Não; acho que não. Foi mais o susto e a torção. Não foi muita coisa, mas quase fui prò chão. Hoj’é dia: ali atrás, uma outra moça também tomou um tropicão e quase caiu também.
— É… essas calçadas são traiçoeiras… mas não machucou mesmo?
Olhei para os seus pés e vi que no pé esquerdo, o dedão estava levemente esfolado.
— Não, po’ deixar, não foi nada. ’Brigado, viu. E desculpa. – Aïnda com o rosto virado e sorridente de susto, fez-me um aceno de mão.
— ’Magina, não-tem-de-quê. Até mais.
Ela começou a tomar distância e sumir por entre a multidão, num passo rápido e destro, seguro e belo. Como ela pôde cair? Então consegui sair totalmente da letargia: percebi o quanto estava cansado, que minhas pernas é que me levavam e que sequer eu me assustara com o ocorrido há alguns segundos.

II.
Antes de chegar ao escritório, passei na farmácia, atrás dum daqueles benditos fitoterápicos. Optei pelo guaraná, Paullinia cupana 550mg, segundo a caixa e a bula. A farmácia acabara de abrir e solo emanava até desde as caixas nas prateleiras. Uma moça de guarda-pó circulava ausente e sonolenta em revista pelas prateleiras, nem percebera a minha presença. Juntei-me ao caixa e tive de esperar alguns instantes até ser notado. Entreguei-lhe a caixa do guaraná e resmunguei um bom-dia. Ela resmungou outro.
— Treze e noventa.
Tirei vinte reais do bolso, duas notas de dez (como essas notas são feias). Enquanto tirava as notas das profundezas do meu bolso mais-que-caótico. Eu estava em estado-de-espera e só duas coisas pesavam-me na cabeça, a trilha sonora era Libertad, libertad, Orientales! e que certamente a mocinha colocaria a caixinha de guaraná no maldito pacote de papel do complexo 46, da Almeida Prado, com um imenso 46 abóbora e de-sob, escrito em verde, prisão de ventre. Quando eu era menor, achava que o Complexo 46 fosse alguma coisa da mesma espécie do MI-6, da CIA ou da KGB, ou seja, uma agência de espionagem e contra-espionagem. Os agentes do Complexo 46 estarïam espalhados por todo o Orbe, investigando tudo e todos, nos mínimos detalhes, disfarçado de abajur ou de fruta de cera. Mal concluí o raciocínio, estava diante de mim o troco e a caixa de guaraná devidamente embalada num cartucho de papel com a propaganda do complexo 46.

Real Comissão de Geografia, História e Jardinagem: Fitoterapia, Ginko biloba, acidentes de tráfego, como fazer um coquetel Molotov, homeopatia, música catalã, hino nacional uruguaio, camelôs, centro de São Paulo, a mulher da tapioca, canibais africano, situação no complexo Anchieta-Imigrantes.

1 Comentários:

Blogger Jeferson Ferreira disse...

o q tá acontecendo, hein! vc era um dos meu únicos leitores, pombas!!! Como provavelmente os outros morreram, agora vc é o único! Catzo!

quarta-feira, outubro 05, 2005 12:04:00 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home